O trabalho Disfunção Muscular e Produtos finais de glicação avançada, liderado pelo biólogo Rodrigo Granzoti, foi destaque entre os 3 melhores pôsteres científicos do 7º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva ocorrido em São Paulo na última semana.
Estudos apontam que o acúmulo de AGEs no tecidos estão envolvidos com a sarcopenia, a perda da força muscular, a perda da função contrátil e o aumento da fragilidade muscular como as disfunções musculares. Os mecanismos que levam às disfunções têm relação com a supressão de síntese dos miotubos e do receptor de insulina, diminuindo, consequentemente, a atividade miogênica e promovendo a sarcopenia. Ainda, o acúmulo de AGEs no tecido muscular eleva as concentrações de proteínas inflamatórias e de espécies reativas de oxigênio. Esse processo leva a perda de miócitos, promovendo atrofia muscular e diminui a função contrátil do músculo, principalmente, por interferir no metabolismo do cálcio.
A carnina um dipeptídeo encontrado no nutriente funcional Glycoxil®, tem nos mostrado em novos estudos a correção dos desequilíbrio das funções musculares e pode ajudar no processo de reconstituição desses tecidos, assim, por meio da sua ação antiglicante. Mais um benefício desse nutriente funcional biodisponível, agora para atletas de alto desempenho e, também, os recreacionais.
Mais informações podem ser solicitadas pelo info@biotecdermo.com.br