Cada vez mais, as pesquisas debruçam-se sobre estratégias para reverter ou frear o processo de envelhecimento da pele. Existem inúmeros fatores envolvidos, desde estilo de vida até genética, mas, atualmente, um número crescente de estudos científicos tem apontado os telômeros como fatores chaves para o envelhecimento de todo o organismo, inclusive da pele. Você sabe o que são eles e como preservá-los?
Segundo o geneticista Dr. Marcelo Sady, os telômeros são pequenos pedaços de DNA nas extremidades dos cromossomos e que agem como capas protetoras, como as pontas de plástico nas pontas dos cadarços. A principal função deles é proteger o material genético transportado pelos cromossomos.
Conforme as células se multiplicam para promover a regeneração dos tecidos do organismo, o comprimento dos telômeros é reduzido. Com o passar do tempo, os telômeros ficam tão curtos que não são mais capazes de proteger o material genético, o que faz com as células parem de se reproduzir e atinjam um estado de senescência, isto é, de envelhecimento, que é sentido em todo o organismo. Atualmente, sabemos que telômeros encurtados têm sido associados a um risco maior de acometimentos e envelhecimento precoce.
Apesar de um processo natural, o encurtamento dos telômeros pode ser acelerado e agravado por uma série de fatores, como o tabagismo, alimentação desbalanceada, consumo excessivo de bebidas alcóolicas, estresse e ansiedade.
As células da pele são especialmente afetadas pelo encurtamento dos telômeros, uma vez que se reproduzem com maior rapidez. Por isso, é necessário encontrar meios de preservar essas extremidades dos cromossomos.
TeloDormin, lançamento Biotec para uso tópico, é um ativo vegano extraído dos bulbos dormentes da planta Narcissus tazetta e age especialmente na preservação do comprimento dos telômeros de forma a prevenir o envelhecimento das células e, consequentemente, manter a saúde e a jovialidade da pele.
TeloDormin é capaz de modular a proliferação dos fibroblastos e preservar a capacidade de produção de colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza do tecido cutâneo, e reduzindo visivelmente a aparência de rugas.
O ativo, encontrado nas farmácias magistrais, é uma exclusividade da Biotec. TeloDormin pode ser incorporado em uma diversidade de fórmulas cosméticas e veículos, como séruns, géis, cremes e loções. O ideal é que esse produto seja aplicado sobre a pele da face, pescoço e colo, duas vezes por dia, de manhã e à noite, ou conforme orientação médica.
Saiba mais sobre TeloDormin: https://bit.ly/3zcqdA7